sexta-feira, 12 de setembro de 2008

A IMPORTÂNCIA DA CONTRATAÇÃO DE UM ARQUITETO DE INTERIORES



Nós profissionais temos uma preocupação imensa com o bem estar do cliente, nossa função não é deixar apenas bonito, mas confortável e funcional, buscando as expectativas do cliente e estudando sua rotina diária antes de começar a projetar. O arquiteto de interiores faz o estudo do layout e do mobiliário que mais se adequar ao seu cliente, além da escolha dos acabamentos, pisos e revestimentos, louças e metais. Trabalha cada ambiente dentro de uma linguagem única e pode desenhar exclusivamente para o cliente desde portas até luminárias. É nosso papel embelezar e otimizar o espaço e fazer com que todos os ambientes da casa estejam integrados, para que não haja dissonância entre eles. Por exemplo, pensar nas cores e luminárias mais adequadas para cada espaço e a sensação que causam no observador. Pelas cores e um projeto de luminotécnica podemos criar sensações diversas como de aconchego, calmante e relaxante, alegres ou excitantes.
Mas é preciso levar em consideração se há afinidades pessoais entre cliente e contratado. Através de uma consultoria, saberemos se o cliente busca espaços mais intimistas, privativos, espaços para receber ou trabalhar. Uma assessoria séria e competente garante esse sucesso, a compra dos produtos corretos, a utilização de materiais de forma racionalizada e das técnicas mais avançadas.
Com a contratação de um arquiteto de interiores economiza-se consideravelmente tempo e dinheiro, o profissional escolhe os materiais mais indicados e consegue adequar o projeto ao orçamento do cliente, contudo é importante buscar referências, verificar a satisfação de outros clientes, ver projetos já realizados.
A duração de uma obra varia de acordo com a complexidade do projeto, que podem ter sistemas especiais de automação, luminotécnica, economia de energia e também aspectos ligados à sustentabilidade, que visam o conforto do cliente sendo um projeto recomendado aos mais exigentes. Esses sistemas dão nome ao que chamamos de Casa Inteligente.
É muito importante que o profissional faça o acompanhamento técnico da obra para garantir que seja fiel ao que foi projetado, inclusive devendo intervir em eventuais imprevistos, resolvendo os problemas sem que o cliente venha a se preocupar.
É o arquiteto de interiores que acompanha o cliente as lojas, na escolha de objetos de arte, tapeçaria, estofados entre outros.
Um projeto possui várias etapas, a primeira fase é saber do cliente quais são suas expectativas, estudar sua rotina, suas necessidades, seu modo de vida. Depois partimos para estudos preliminares.
Com projeto pronto submeti-se à primeira aprovação, a do cliente. Se ele disser “é essa casa que eu quero”, partimos para os projetos complementares que devem ser o mais detalhado possível. Estas diretrizes servem para elaboração de um projeto com senso estético e técnico mais elevado.

ETAPAS DE UM PROJETO


Começa por um bom planejamento. Com o projeto em mãos, fica fácil orçar cada item e eleger as prioridades.
FASE I: Consultoria – Entrevista com o cliente
· Visita ao local· Levantamento das necessidades
· Identificação das possibilidades e soluções para os espaços a serem reformulados
· Os clientes devem expor em detalhes seus hábitos, costumes, gostos, perspectivas e vontades de toda a família
FASE II: Estudos preliminares
· Estudo da funcionalidade e conforto
· Apresentação de croquis e idéias gerais· Aprovação do cliente
FASE III: Anteprojeto
· Apresentação conceitual e funcional através de layout do mobiliário e memorial descritivo
· Perspectivas, elevações, cortes e o que for necessário para melhor demonstração das soluções
· Especificações de materiais de acabamento, revestimentos, tecidos, móveis e materiais de iluminação
· Especificação quantitativas de materiais a serem empregados na obra, bem como eventuais alterações hidráulicas e elétricas
· Aprovação do cliente
FASE IV: Projeto executivo
· Projeto definitivo e detalhado do que será executado
· Criar um cronograma de execução
· Plantas baixas, detalhamento e especificações de revestimentos, materiais, cores, projetos de gesso, pontos elétricos e hidráulicos, conforme as modificações acertadas no estudo preliminar
FASE V: Acompanhamento da obra.
· Orientar e esclarecer os profissionais de construção, reforma e acabamentos
· Sanar dúvidas relativas ao projeto e aos materiais a serem empregados de forma correta
· Assegurar economia sem desperdícios
· Ambientação: repaginação, conferindo uma nova leitura do ambiente· Hora de ir às compras e de consultar novamente o projeto, para respeitar as medidas ideais a fim de garantir uma boa circulação.
IMPORTANTE: Móveis auxiliares devem constar do projeto inicial. Compra-los aleatoriamente é o primeiro passo para comprometer a circulação e prejudicar a harmonia do todo. O segredo é permitir que a personalidade e a história dos moradores se traduzam por completo.
Contato:

Nenhum comentário: