sexta-feira, 19 de setembro de 2008

MÓVEIS DE MESTRE

OSCAR NIEMEYER




Além de verdadeiros monumentos da arquitetura modernista, o arquiteto brasileiro desenvolveu também, ao longo dos cem anos de sua vida, móveis para espaço interno. O princípio arquitetônico que virou sua marca registrada, forma curvas e simples, é mantido em sua incursão pelo design de objetos.



( Ambientação do showrrom Casa BR, com mesa no centro, criada em 1985, poltrona desenhada em 1990. E ao fundo, repodução de um croqui de Oscar Niemeyer para o projeto do Parque Ibirapuera, em São Paulo)

" Não é o angulo reto que me atrai. Nem a linha reta. Dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual. Acurva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas núvens do céu, no corpo da mulher perfeita. De curvas é feito todo o universo. O universo curvo de Einstein." Oscar Niemeyer


Mesa Redonda: de 1985, foi desenvolvida em estrutura de madeira, folhada em lâminas de madeira imbuia ou pau-ferro.


Marquesa de 1974, também foi desenvolvida com estrutura de laminado de madeira prensada, pintura laqueada preta e assento de palha de Viena.


Para reverenciar os cem anos do mestre, a linha de mobiliário projetada por ele e por sua filha, Anna Maria Niemeyer, inicialmente para ocupar o interior de seus prédios, volta com força total à cena da decoração de interiores, uma maneira de saudá-lo e de reconhecer a importância de seu traço exclusivo.

"Desejávamos, minha filha Anna Maria e eu, encontrar um novo desenho de mobiliário que permitisse, com o uso da madeira prensada, imaginar coisas diferentes dos móveis tradicionais. E como essa idéia se aproximava da técnica arquitetural, procuramos reduzir apoios, integrando-os nas formas curvas adotadas." Oscar Niemeyer (comentário retirado do site da empresa Casa BR)








"O problema que encontrei no equipamento dos edifícios é que, muitas vezes, o mobiliário, o arranjo interno, prejudica completamente a arquitetura." Oscar Niemeyer (em declaração no livro "Móvel moderno no Brasil", de Maria Cecília Loschiano dos Santos
Reprodução de croqui da Catedral de Brasília
Acervo do showrrom Casa BR


As referências às linhas curvas e à suspensão de estruturas presente em seus grandiosos projetos são traduzidas em cadeiras, mesas, camas e poltronas. Lâminas de madeira de diferentes expessuaras são prensadas e articuladas, permitindo a moldar estruturas curvilíneas perfeitas, que são a base de sustentação da maior parte das peças. O trabalho é artesanal e, por isso, algumas peças podem demorar até 40 dias pra ficar prontas. As lâminas são feitas a partir de madeiras do tipo imbuia ou pau-ferro. Já os estofados são de couro e podem variar de cor: são sete sóbrias tonalidades que incluem o branco, o preto, três tons de bege, o marrom e um nuance de verde escolhida pelos criadores.




Cadeira de Balanço: A produção desta peça foi entre 1977 e 1978, desenvolvida com estrutura de laminado de madeira prensada, ganhou pintura laqueada preta e assento de palha de Viena.



Todos os móveis reproduzidos são numerados e carregam o certificado de autenticidade conferido pela Fundação Oscar Niemeyer.



Escrivaninha, poltrona e cama: feitas 1990 para um projeto particular. Na época, a obra acabou não saindo do papel.



Fonte: Casa & Decoração

Texto: Douglas Galan
Fotos: Divulgação Arte Renato M. Ribeiro

3 comentários:

Viviany disse...

Oi Margareth , adorei sua visita ... Passiei pelo seu blog , adorei tudo , mais meeeniiinaaa !!! o que é aquela xícara com alça de perninhas ?!? Maravilhosa !!!
Um lindo fds e Bjuss*

Cadeira e Mesa disse...

Réplicas de Moveis em SP,O Artificie Américo Neves atua a 43 anos em SP,junto com um grupo selecto de Artesãos executando peças unicas com exclusividade sob encomenda,replicas de estilo,releitura e reedição de moveis de época e assinados.
Américo Neves Art Design em Interiores tem uma vasta selecção de centenas de itens de série produzido no Velho Mundo mobiliário diferentes e exclusivos so executados sob encomenda em SP.As peças são customizadas com o tipo de ferramnetas e técnicas usadas a centenas de anos,cada coleção e trabalhada por verdadeiros Artificies.Nada e feito numa linha de montagen criando,assim,exclusivamente a reprodução maravilhosamente impecavel o acabamento quase chegando a autênticidade.Via Mundo Nossas coleçôes são feitas de Jequitibá madeira nova certificada pelo (DOF) excepcionalmente tratados com uma nova técnica brasileira,como a técnica eupéia.
Visite nosso Ateliê e traga seu projeto,aqui ele é unico e exclusivo.

Peças unicas quase chegando a autenticidade. Estamos orgulhosos do nosso acabamento e estilos que são tão belamente confeccionados a tornar praticamente impossivel distingui-los dos originais.

Trabalho com móveis clássicos,reproduções,cópias,restauros,de vários estilos,móveis entalhados a mão,poltronas ,camas,mesas,aparadores,bancos,banquetas,espelhos tudo entalhado a mão,enfeites de paredes entalhados,em vários estilos luiz xv,luizXVl,barroco,regencia,italianos,vitorianos,apliques de madeira,entalhes em geral ,restauração,reprodução,cópias de móveis clássicos,pintura,tapeçaria,madeira. AAAAAA BANCOS ENTALHADOS,ESPELHOS ENTALHADOS,MESAS ENTALHADAS, POLTRONAS ENTALHADAS,CADEIRAS ENTALHADAS,APARADORES ENTALHADOS,PORTAS ENTALHADAS,ENTALHES EM MADEIRA,ENTALHES EM CADEIRAS,ENTALHES EM ESPELHOS,ENTALHES EM GERAL.


http://www.americonevescadeiras.com.br/
http://www.americoneves.com

www.moveisentalhados.com.br disse...

www.moveis entalhados.com.br PRODUÇÃO CÓPIAS E RESTAUROS DE MÓVEIS CLÁSSICOS.TEL(011)39747698

MICRO EMPRESA AO QUAL TRABALHAN TREZ IRMÃOS E SEU PAI.
NA PRODUÇÃO DE MÓVEIS ENTALHADOS NOS MAIS VARIADOS ESTILOS,
ENTALHES EM MADEIRA ,CÓPIAS, RESTAUROS E PRODUÇÃO DE
MÓVEIS CLÁSSICOS.
POR EXEMPLO VOCÊ TEM EM SUA CASA 6 CADEIRAS ENTALHADAS E PRECISA
AUMENTAR PARA 8 CADEIRAS COPIAMOS AS DUAS PARA VOCÊ.
TEM UM ESPELHO E QUER UM PAR COPIAMOS ELE.....
TEM UMA POLTRONA ENTALHADA EM CASA QUE JÁ VEM DE FAMILIA.
E ELA PRECISA DE UM RESTAURO EXECUTAMOS O SERVIÇO,RESTAURO DA TAPEÇARIA,MADEIRA, PINTURA.
VOCÊ TEM UMA IDEIA DE UMA PEÇA QUE TIROU DE UMA REVISTA IMPORTADA
TAMBEN EXECUTAMOS ESSE SERVIÇO PARA VOCÊ.
A MADEIRA E ENTALHADA A MÃO A PINTURA E FEITA A MÃO ISSO MESMO!!
TODO O TRABALHO É ARTESANAL!!SEMPRE RESPEITANDO AS BELAS LINHAS
CLÁSSICAS DOURAÇÃO PERFEITA!!
NOSSO TRABALHO É CONSIDERADO MUITO BOM!E NOSSOS PREÇOS TEM BOA
ACEITAÇÃO!!SE PUDER ENVIENOS UMA FOTO DO QUE VOCÊ QUER, E O ORÇAMENTO "PODERÁ" SER FEITO PELA WEB!!NOSSO SITE www.moveisentalhados.com.br
FICARIAMOS FELIZES SE VOCÊ APRECIASSE NOSSO TRABALHO!!
TODA EXPERIENCIA ADQUIRIDA A MAIS DE TRINTA ANOS, PRESTANDO NESSE TEMPO,SERVIÇOS A LOJAS E DECORADORES DE RENOME E AGORA COM NOSSO SITE
GOSTARIAMOS QUE VOCÊ TAMBEN POSSA TER O PRAZER DE TER EM CASA UMA
PEÇA ENTALHADA VERDADEIRAMENTE CLÁSSICA!OBRIGADO.MOVEL ENTALHADO




www.moveisentalhados.com.br

trabalho com móvel clássico,reproduções,cópias,restauros,de vários estilos,móveis entalhado a mão,poltrona ,cama,mesa,aparador,banco,banqueta,espelho tudo entalhado a mão,enfeite de paredes entalhado,em vário estilo luiz xv,luizXVl,barroco,regencia,italiano,vitoriano,aplique de madeira,entalhe em geral tel (011)39747698,restauração,reprodução,cópia de móvel clássico,pintura,tapeçaria,madeira.móvel entalhado

BANCO ENTALHADO,ESPELHO ENTALHADO,MESA ENTALHADA,
POLTRONA ENTALHADA,CADEIRA ENTALHADA,APARADOR ENTALHADO,PORTA ENTALHADA,ENTALHE EM MADEIRA,ENTALHE EM CADEIRA,ENTALHE EM ESPELHO,ENTALHE,MESA CLÁSSICA,CADEIRA CLÁSSICA,APARADOR CLÁSSICO,ESPELHO CLÁSSICO,BANQUETA CLÁSSICA,POLTRONA CLÁSSICA,SOFÁ CLASSICO,MESA DE JANTAR CLÁSSICA,MESA LATERALCLÁSSICA,BALDAQUIN CLASSICO,PORTA BIBLIAS CLASSICO,MESA COLONIAL,CADEIRA COLONIAL,APARADOR COLONIAL,POLTRONA COLONIAL,ESPELHO COLONIAL,


BANCOS ENTALHADOS,ESPELHOS ENTALHADOS,MESAS ENTALHADAS,
POLTRONAS ENTALHADAS,CADEIRAS ENTALHADAS,APARADORES ENTALHADOS,PORTAS ENTALHADAS,ENTALHES EM MADEIRA,ENTALHES EM CADEIRAS,ENTALHES EM ESPELHOS,ENTALHES EM MADEIRA

CADEIRA CLÁSSICA,MESA CLÁSSICA,APARADOR CLÁSSICO,ESPELHO CLÁSSICO,BANQUETA CLÁSSICA,SOFÁ CLÁSSICO,PUF CLÁSSICO,CHESS LONG CLÁSSICO,GENUFLEXÓRIOS CLÁSSICOS,CAMAS CLÁSSICAS,CRIADOS CLÁSSICOS,CÔMODAS BOMBES, BIOMBOS,BÂNDOS ENTALHADOS,BANDOS CLÁSSICOS,DOURAÇÃO EM MÓVEIS,OURO EM MÓVEIS,PÁTINAS,RESTAUROS EM MÓVEIS,ANTIGOS,RESTAURADOR,
PROJÉTOS DE MÓVEIS CLÁSSICOS,MESAS LATERAIS CLÁSSICAS